Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

AS NOVAS TENDÊNCIAS DA CONTABILIDADE NO TERCEIRO MILÊNIO

O texto apresenta a abordagem feita pelo autor, enfocando as novas tendências da contabilidade no mundo atual, evidenciando a necessidade de aprimoramento do profissional contábil para atender um maior numero de usuários, que buscam cada vez mais informações relevantes, tempestivas e significativas para o processo decisório. O autor salienta que de acordo com as novas exigências do mercado, que o profissional contábil deve estar preparado e capacitado a desempenhar funções que possam de acordo com uma visão analítica racional saber avaliar e indicar de forma previsível, o rumo a ser tomado pela empresa, no que se refere ao crescimento econômico, não se limitando apenas a fazer lançamentos, registros e balancetes patrimoniais, o profissional necessita estar bem preparado e as instituições de ensino de Ciências Contábeis devem contribuir e se adequar para formação desse profissional, oferecendo um ensino de alta qualidade para que possam atender os requisitos e necessidades de um mercado tão competitivo no mundo corporativo atual. Outro aspecto importante que o autor relata sobre as novas tendências do novo milênio, seria no que se refere à Contabilidade ambiental, a possibilidade da fornecer subsídios através de informações contábeis e suas ferramentas tecnológicas acerca dos possíveis riscos ecológicos e o desenvolvimento econômico sustentável para esses seguimentos, exercendo assim, um papel fundamental para sociedade como um todo. O texto cita com clareza que o profissional contábil do novo milênio deve, além do seu conhecimento teórico e aprofundado, dominar de forma abrangente e atualizada a Contabilidade, inserido na cultura humanística e nas Ciências Comportamentais, sob a perspectiva de obter maior ascensão e valorização no mercado de trabalho atual podendo orientar as empresas para a prosperidade e eficácia da riqueza, e exigi um cidadão com visão mais aberta do mundo com capacidade de adaptação a cenários variáveis. O autor Destaca um aspecto importantíssimo que é o impacto causado pela tecnologia da informação que pode contribuir de maneira ampla com a extensão rápida das informações contábeis, como bem afirma a Marion ”a contabilidade, por excelência, é uma ciência de informação.
O autor aborda que, apesar de algumas discordâncias por parte de alguns contadores, o profissional contábil é visto como carente de competências que ultrapassam seu domínio profissional e que o novo ambiente contábil conduz o profissional a entender as necessidades contemporâneas e o profissional que fica preso ao passado e não busca conhecer e adaptarem-se as novas mudanças para agregar novos valores à empresa, está com os dias condenados, pois o mercado está em busca de profissionais audaciosos com visão aberta e ampla e que garantam resultados e previsões futuras. Com base nas informações do autor pode-se concluir que o profissional contábil do novo milênio deverá esforçar-se para buscar novos conhecimentos usando sua criatividade, dinamismo, competência e inovação para atender ao novo mercado com maiores motivações humanísticos e atentos as novas mudanças do mundo do trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, Antônio e MOURA, Herval. As Novas Tendências da Contabilidade no Terceiro Milênio. Trabalho apresentado no IX Congresso de Contabilidade. Portugal: 2002. Disponível em: < http://ix.congresso.iscap.ipp.pt/resumos/brasil/tendencias actuais da contablidade/ as novas tendencias da contabilidade no terceiro milênio.pdf> Acesso em: 15 mar. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário